Ligue

15 3318-9558 / 15 3236-4958

Email

adm@jcontabilidade.com.br

IR 2022: veja dicas de como fazer sua declaração agora mesmo!

Descubra Como Dar Inicia A Sua Declaracao Do Ir 2022 Com Excelencia A Partir De Nossas Dicas Blog Quero Montar Uma Empresa - Juliano Soares contabilidade | Escritório Contabilidade em Sorocaba e Região - SP

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

3 Dicas de como declarar o IR 2022

Declarar um Imposto de Renda faz parte das obrigações anuais de muitos cidadãos. Veja dicas de como declarar o IR 2022.

Por causa da complexidade do sistema de tributos, diversos empreendedores evitam totalmente a declaração e a deixam por conta de um profissional especializado na área de contabilidade.

Compreendendo um pouco mais sobre o assunto, é capaz, através de dicas considerar melhor a declaração do IR 2022 e o abalo que elas podem ter sobre sua empresa. Acompanhe nosso texto!

1. Saiba o porte da sua empresa – isso facilita saber quais declarações você estará obrigado a transmitir

O Imposto de Renda é um tributo que precisa ser pago pela maioria das pessoas jurídicas.

Sua apuração varia de acordo com o enquadramento tributário do qual ela é optante, bem como as declarações que deverão ser enviadas contendo informações sobre o respectivo.

Nesse contexto, saber qual o seu regime tributário facilita com que você entenda quais declarações deverão ser entregues as quais demandam dados sobre o IR 2022, e contribui para que você adeque seus processos para facilitar a obtenção de informações relacionadas a ele.

2. Conheça as diferentes declarações e adeque suas rotinas a facilitar a obtenção de informações 

Dentre as declarações que são usadas para transmitir o Imposto de Renda de pessoas jurídicas temos:

PGDAS-D

Essa é a sigla para Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório.

Trata-se de um programa que deve ser preenchido mensalmente com os dados do seu faturamento o qual é usado para calcular os tributos que sua empresa deverá recolher mas que também tem caráter de declaração.

Mesmo que sua empresa não possua faturamento no período, deverá preenchê-lo e transmitir, caso contrário você poderá ser penalizado com o pagamento de multas.

DCTF

Também conhecida como Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, é um demonstrativo que a empresa deverá enviar mensalmente para a Receita Federal, contendo dados relacionados ao débito e pagamento de diferentes tributos, incluindo o IRPJ.

É destinada para empresas que recolhem seus impostos por meio do Lucro Real e Lucro Presumido.

ECF

A Escrituração Contábil Fiscal faz parte do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e veio como propósito substituir a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ).

Trata-se de uma declaração que existe o envio de informações detalhadas sobre as  movimentações da empresa, principalmente aquelas diretamente relacionadas ao cálculo do tributo.

Nesse contexto, dentre outras, é direcionada a empreendimentos que recolhem seus tributos por meio do Lucro Real e Presumido.

Trouxemos o exemplo de 3, mas existem outras que também pedem o envio de dados referente ao seu IR 2022, como a DIRF.

Entender sobre elas ajuda a estruturar seus processos de forma a facilitar a obtenção dessas informações necessárias ao correto preenchimento.

3. Conte com suporte especializado

Ter o apoio de especialistas no seu segmento permite mais simplicidade no cumprimento de suas obrigações junto ao Estado.

Isso porque o profissional saberá, com mais facilidade, quais são, de fato, as obrigações que sua empresa deverá atender e tem o preparo para ajudar você nessa tarefa.

Como vimos em nosso texto, a declaração de IR 2022 para pessoas jurídicas varia bastante, saber qual deverá ser enviada pela sua empresa demanda conhecer também o regime tributário utilizado para apurar seus tributos.

Além disso, entender como as diferentes declarações funcionam permite que você possa ajustar sua rotina a tornar mais fácil obter informações que serão utilizadas para preencher esses demonstrativos.

Nesse contexto, contar com apoio especializado contribui para tornar todo esse cenário mais fácil, já que o profissional saberá o que, de fato, é necessário para transmitir suas declarações de IR 2022 da maneira adequada.

E nós temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.

Sendo assim, entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre os benefícios do nosso suporte.

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Imposto Come Cotas Dscubra O Que E E Como Sera Cobrado Blog - Quero montar uma empresa

Entenda o que é o imposto “come-cotas” e a sua cobrança

Guia prático sobre o imposto “come-cotas” Tire suas dúvidas sobre o imposto “come-cotas” e evite problemas com o governo Você já ouviu falar no imposto “come-cotas”? Caso você invista ou pretenda investir em fundos de investimento, é fundamental entender o

Conheca O Plano Anual De Fiscalizacao Da Receita Federal Que Busca Identificar Irregularidade Tributarias Blog - Quero montar uma empresa

Irregularidade tributárias: a Receita Federal está fiscalizando!

Atenção! A Receita Federal está fiscalizando as irregularidades tributárias Tire todas as suas dúvidas sobre o plano anual de fiscalização da Receita Federal que busca identificar irregularidades tributárias Você sabia que existe um plano anual de fiscalização da Receita Federal

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra a diferença entre a declaração do IR para pessoa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top